Mitos e Verdades Pesquisa Clínica

Mitos e Verdades na Pesquisa Clínica

Posted by

UMA VEZ QUE EU TENHA ASSINADO O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, DEVO PERMANECER NO ESTUDO ATÉ O FINAL.
Mito! Não é verdade. Mesmo tendo assinado o termo de consentimento, você está livre para mudar de ideia e decidir se retirar do projeto, a qualquer momento, sem nenhum tipo de prejuízo para você.


OS TRATAMENTOS USADOS EM ESTUDOS CLÍNICOS SÃO 100% EXPERIMENTAIS E SEM COMPROVAÇÃO DE RESULTADOS.
Mito! O caminho da pesquisa clínica de um medicamento consiste em, primeiramente, testes laboratoriais e, em sequência, testes em animais. Posteriormente começa a pesquisa clínica, com estudos em humanos.

Fonte: Roche


O PESQUISADOR SABE O QUE É MELHOR PARA MIM. POR ISSO, SE ELE DECIDIR QUE DEVO PARTICIPAR DE UM ESTUDO CLÍNICO TEREI QUE SEGUIR A ORIENTAÇÃO DELE.
Mito! O pesquisador é sua principal fonte de informação. Entretanto, a decisão de participar ou não de um estudo clínico é somente sua.


QUEM PARTICIPA DE ESTUDO CLÍNICO É COBAIA.
Mito! Esse pensamento é completamente equivocado. Cobaias são animais sem o poder de decidir se querem ou não participar de uma pesquisa. Já os seres humanos têm o direito de ser informados sobre detalhes do estudo, podem analisar seus benefícios e riscos e, caso decidam participar, têm que assinar um termo de consentimento declarando que sua participação é voluntária.


NÃO SOU PACIENTE DO CENTRO DE MEDICINA REPRODUTIVA E MESMO ASSIM POSSO ENTRAR EM ESTUDOS CLÍNICOS DA UNIDADE DE PESQUISA CLÍNICA DO INSTITUTO ISAIA.
Verdade! Qualquer indivíduo que tem indicação para determinado estudo e que cumpre os critérios de elegibilidade, até mesmo sendo de outra cidade, pode participar de pesquisas no Instituto Isaia.

Fontes: ROCHE e SBPPC

Leave a Reply