Etica e Integridade

Pesquisa clínica sob a ótica da integridade

Posted by

Toda publicação advinda de pesquisa científica exige respeito aos padrões de ética que se caracterizam ao somatório da conduta adequada de todos que participam na sua elaboração e consecução, o que se traduz em integridade na pesquisa. Na pesquisa clínica, a conduta não é diferente, para isto, alguns aspectos devem ser destacados para que se tenha segurança quanto a essa boa conduta a ser adotada por todos:

  • É imprescindível que o pesquisador principal, assim como sua equipe, tenha conhecimento e domínio do protocolo de pesquisa mediante sua análise minuciosa e prévia.
  • O Investigador Principal deve ter disponibilidade em assumir toda a responsabilidade do estudo até seu término, não aceitando fraudar a pesquisa ao assiná-la sem efetivamente acompanhá-la, é atitude íntegra e exigida pelas boas práticas.
  • Todas as atividades a serem desenvolvidas em determinado estudo devem ser previstas em orçamento e definidas com antecedência, como já prevê o GCP (Boas Práticas Clínicas).

O comitê de ética local deve acompanhar o desenvolvimento dos projetos, por meio de relatórios semestrais dos pesquisadores e de outras estratégias de monitoramento, de acordo com o risco inerente à pesquisa.

Em 2018 integrantes da Unidade de Pesquisa Clínica do Centro de Medicina Reprodutiva elaboraram um estudo sobre este assunto, o qual foi publicado na Revista Bioética. Para saber mais acesse este link.


Fonte: Feijó, Anamaria Gonçalves dos Santos et al. Pesquisa clínica sob a ótica da integridade. Revista Bioética. 2018, v. 26, n. 2, pp. 172-182. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-80422018262237.

Leave a Reply