Dor pélvica

Dor pélvica

Posted by

A dor é muito importante para nos alertar sobre algo que está acontecendo no corpo. Ela pode ter intensidades diferentes, mas nos chama a atenção de que algo está errado. Não é por menos que este sinal é considerado importante por todos os grupos da área da saúde e como marcador de qualidade de vida.

A dor segundo a IASP (International Association Study of Pain) é “uma experiência sensorial e emocional desagradável que é associada a lesões atuais ou potenciais, ou descritas em tais termos. Cada indivíduo aprende a utilizar esse termo através de suas experiências”.

Sendo assim, cada pessoa vai reagir diferentemente com a sua dor, necessitando em todos os casos muita atenção por parte de médicos, fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros. A investigação das causas é imprescindível para controle e tratamento em todas pessoas. A dor é classificada de duas maneiras.

A dor aguda: designada como dor rápida e apresenta outros nomes como dor em pontada, dor em alfinetada, dor elétrica. Ela é decorrente de lesões teciduais ou processos inflamatórios e que perdura por alguns minutos ou algumas semanas.

E a dor crônica: designada como dor lenta e apresenta outros tipos de nomes como dor em queimação, dor surda, dor latejante e pode levar ao sofrimento insuportável e prolongado. Está associada com doenças degenerativas ou a dor que permanece após a cicatrização do tecido. É classificada quando dura no mínimo três meses. Quarenta por cento da população já a experimentou.

Dor crônica pélvica e endometriose são grandes causadores de dor na saúde da mulher. O primeiro por uma razão multifatorial e o segundo por migração de células do útero para outras regiões. O resultado disso é a desmotivação para atividades no trabalho, restrição de certos hábitos de vida, depressão e diminuição na prática de atividades físicas.

O cuidado que se deve ter com a dor insistente ou prolongada é necessário, pois podemos encontrar um grande motivo. Conversar com seu médicos e fisioterapeuta sobre isso, atualmente, trás mais segurança para monitorização da sua saúde.

Luís Vinicius Silva Invernici
Fisioterapeuta – CREFITO 74746

Leave a Reply