TPM (Tensão pré-menstrual)

TPM (Tensão pré-menstrual)

Posted by

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é caracterizada por múltiplos sintomas físicos e emocionais que ocorrem na fase lútea tardia do ciclo menstrual e cessa com a menstruação. Os sintomas mais presentes na TPM são abdômen inchado, irritabilidade, ansiedade, depressão, cansaço, instabilidade de humor, distúrbios do sono, dor nos seios e mudança de apetite.

Ainda não foi encontrada uma causa exata da TPM, entretanto ela pode ser ligada a fatores sociais, culturais, biológicos e psicológicos. Estima-se que 80% das mulheres em idade fértil sejam afetadas pela TPM.

Não existem ainda testes laboratoriais para detectar e comprovar a TPM. Para esse achado é necessário um acompanhamento dos sintomas diários de pelo menos dois ciclos menstruais. Sendo assim, muitos estudos têm sido feitos para amenizar esse desconforto que interfere na vida diária de muitas mulheres.

O diagnóstico da Transtorno Pré-Menstrual pode ser confundido com o de Transtorno Disfórico Pré-Menstual (TDPM) cujos sintomas são mais severos, causando maior prejuízo para a mulher no período pré-menstrual. A TDPM é definida como causando intensos sintomas de depressão e ansiedade nas mulheres no período de 7 dias antes da menstruação, cessando no início da mesma. A severidade dos sintomas de TDPM causam dificuldades nos relacionamentos sociais, funcionamento no trabalho, familiares entre outros.

Sendo assim, é importante que as mulheres que apresentam dificuldades físicas, sociais ou emocionais na fase pré-menstrual possam procurar ajuda técnica especializada. Dessa forma, a identificação dos sintomas para um diagnóstico preciso auxilia o tratamento, e acima de tudo, melhoram a qualidade de vida da mulher.

Luciana Balestrin Redivo
Psicóloga, psicoterapeuta, CRP 07/13816

Leave a Reply