Infertilidade

Infertilidade

Posted by

Entendemos por infértil, aquele casal que está tentando uma gestação a mais de um ano e, mesmo tendo uma frequência sexual de três relações por semana, a gestação não ocorre. Infelizmente, tal situação ocorre numa frequência cada vez maior chegando a até 30% dos casais.
O tratamento da infertilidade, em função de nossa formação de pós-graduação, a qual foi realizada na Inglaterra, sempre foi nossa maior atividade. Temos como característica, não tratar nenhum casal, sem uma completa investigação. É estudando todo o aparelho reprodutor da mulher, é que poderemos encontrar a(s) causa(s), que estão impedindo a mulher de engravidar. Realizada a investigação, passamos para a fase seguinte, o tratamento.
As principais causas de Infertilidade Feminina em nosso Centro são:

  • Endometriose: Depois que introduzimos a Videolaparoscopia como método de rotina, em 1982, a Endometriose passou a ocupar em torno de 40% das causas de Infertilidade Feminina. Infelizmente, esta patologia deve ser sempre lembrada, quando uma paciente tem dificuldades de engravidar.
  • Patologias nas trompas:  As trompas uterinas apresentam um papel fundamental no transporte dos espermatozoides, óvulo e ovo. Para que realizem esta função devem estar íntegras, livre de aderências, obstruções e inflamações. A Histerosalpingografia e a Videolaparoscopia são os exames realizados para a avaliação das trompas e os problemas tubários mais encontrados são as Aderências Tubárias e os Processos Inflamatórios.
  • Infecções pélvicas: Tanto na mulher como no homem, são processos inflamatórios, que na maioria das vezes, como não apresentam sintomas característicos, não são detectados e tratados, produzindo ao longo do tempo problemas de dano na função tubária e uterina e no homem, prejuízos na produção de espermatozoides (espermatogênese)
  • Anovulação (falta de ovulações)
  • Incompatibilidade entre muco cervical e espermatozóide
  • Sêmen de baixa fertilidade
  • Insuficiência de Corpo Lúteo

As principais formas de tratamento para Infertilidade por nós realizadas são:

  • Cirurgia Videolaparoscópica para tratamento da:
    • Endometriose
    • Patologias Tubárias
    • Miomectomias (retirada de Miomas)
    • Lise de aderências
  • Inseminação artificial para tratamento de distúrbios entre muco cervical e sêmen.
  • Indução da Ovulação
  • Outras

Nossa experiência tem mostrado uma taxa global de gestação em 64% das pacientes que nos procuram, e que realizam a investigação por nós adotada. Esta é o principal motivo, que sempre investigamos todas nossas pacientes, antes de preconizar qualquer tipo de tratamento.

Quando uma paciente deverá ser encaminhada para um Serviço de Fertilização Assistida ou “Fertilização In Vitro” ?

  1. Toda vez que um casal for suficientemente investigado das causas da infertilidade e for evidenciado problemas que não existam soluções com tratamento clínico ou cirúrgico.
  2. Sempre que um tratamento clínico ou cirúrgico, oferecer chances menores que 40% de sucesso.
  3. Quando após tentado um tratamento cirúrgico, o mesmo não tenha comprovadamente mostrado resultados, após seis meses de tentativas.

Infelizmente, ainda em todo o mundo, a Fertilização Assistida, considerando todas as técnicas, oferece uma chance real de sucesso em torno de 35% dos casos. Tem um custo elevado por tentativa, dependendo da técnica a ser utilizada, dos medicamentos necessários e do serviço, e é um procedimento não curativo, ou seja, uma vez realizado, se não houve êxito, deve ser repetido.

Devido a estes aspectos, um casal só deve ser indicado a este tipo de tratamento, após ter sido avaliado e investigado, para ver a real necessidade de indicação para o uso das técnicas de Fertilização Assistida.

Leave a Reply