Menstruar ou não menstruar?

Menstruar ou não menstruar?

Posted by

Ultimamente, muitas pacientes nos solicitam orientações sobre o uso de pílulas anticoncepcionais de forma contínua, com o objetivo de não mais menstruar.

Menstruação, em primeiro lugar, é um acontecimento fisiológico (natural). Consiste na descamação de um tecido que reveste o útero internamente, chamado de Endométrio, que, periodicamente, após a ovulação, se transforma para receber o ovo (óvulo fecundado) e nele se implantar, dando início à gravidez. Quando isto não acontece, ele se desprende, originando a menstruação.

Dizem os poetas: “Menstruação é o pranto fisiológico do útero desolado”. Uma mulher que faz uso da pílula anticoncepcional, na verdade, não menstrua!

O que acontece é um sangramento que ocorre no intervalo entre uma cartela e outra, ou seja, naqueles dias em que não ocorre a tomada da pílula. Este sangramento é chamado de “Sangramento de Privação”.

Tanto é verdade que, se não for feita esta pausa (iniciar uma nova cartela no dia seguinte ao término da anterior), o sangramento não acontecerá.

Esta prática de usar pílula anticoncepcional de forma contínua (Ciclo Estendido) com o único objetivo de não sangrar, em nossa opinião, ainda merece ser melhor avaliada. Existe carência de estudos clínicos demonstrando que esta prática em médio e em longo prazo seja segura e que não traga prejuízo clínico para a mulher.

Devido a isto, sempre que uma paciente nos solicita esta conduta, procuramos avaliar e recomendar ou não, com extrema cautela.

Dr. Carlos Isaia Filho

Leave a Reply