O que é Obstetrícia?

A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a Gravidez. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto.

Por também lidar com o sistema reprodutor feminino (útero, trompas e ovários) e com a saúde da mulher, a obstetrícia pode estar associada à ginecologia, sendo que ambas trabalham juntas para garantir qualidade de vida à paciente, durante um dos períodos mais delicados da vida da mulher.

Quer saber mais sobre Ginecologia
Clique aqui

Do que trata a Obstetrícia?

Trata de cuidar da reprodução humana, garantindo uma taxa elevada de nascimentos bem-sucedidos e proteção à vida das mulheres. Para isso, são utilizados conhecimentos e técnicas para identificar doenças e possíveis complicações decorrentes dos procedimentos médicos, com objetivo de prevenção e capacidade de corrigir a tempo.

O obstetra faz o acompanhamento da gestação, o chamado Pré-Natal, imprescindível para uma gestação saudável. É também durante o Pré-Natal que se estabelece uma relação médico-paciente, de grande importância no momento do parto ou da cesariana.

Hoje, já são mais de 1.000 recém-nascidos que tivemos a satisfação e o prazer de acompanhar o desenvolvimento, auxiliar a mãe no momento do nascimento e acompanhar o período pós-natal ou puerpério.