O que é Ginecologia?

A ginecologia literalmente significa "a ciência da mulher", mas na medicina é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino Em resumo, a ginecologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo da fisiologia e das patologias do corpo da mulher e de seu aparelho genital.

Nos dias de hoje, o Ginecologista passa ser também o Clínico da Mulher, atuando na Puberdade, no período Reprodutivo e no Climatério, ou seja durante todas as fases de vida da mulher.

Qual nossa atuação na Ginecologia?

O Centro de Medicina Reprodutiva Dr. Carlos Isaia Filho – Instituto Isaia, atua na área de Ginecologia Geral, principalmente voltada para a prevenção de:

Prevenção do Câncer de Colo de Útero
Diagnóstico precoce do Câncer de Mama
Prevenção, Diagnóstico e Tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)
Diagnóstico, Tratamento e Seguimento da Endometriose
Prevenção, Tratamento da Osteoporose
Prevenção a Gravidez não planejada – Anticoncepção



Além da prevenção, atuamos também com o tratamento de outros problemas como por exemplo:

Incontinência urinária
Amenorréia (ausência dos períodos menstruais)
Dismenorréia (períodos menstruais dolorosos - cólicas)
Infertilidade e fertilidade
Menorragia (menstruação abundante e irregular)
Prolapso dos órgãos pélvicos
Cervicite / Corrimento Vaginal / Infecção vaginal
Doença Inflamatória Pélvica
Cisto Ovariano
Mioma
Patologias Tubárias

Na área de Anticoncepção ou Planejamento Familiar, estamos realizando atividades diferenciadas, principalmente nos extremos da vida reprodutiva, ou seja, na adolescência e na mulher após os 35 anos.

A atenção à mulher climatérica (após a menopausa), sem dúvida, constitui-se na área que mais tem evoluído nos últimos anos e que tem proporcionado à mulher moderna uma maior expectativa de vida, a prevenção da Osteoporose e, sobretudo, uma melhor Qualidade de Vida.

Quando devo visitar o Ginecologista?

Procuramos realizar em nossas pacientes, atendimentos ginecológicos a cada seis meses, pois, entendemos ser esta a melhor forma de promover a saúde ginecológica e a prevenção de patologias malignas das mulheres que temos tido a oportunidade de prestar nosso atendimento.

Qual a diferença entre Ginecologia e Obstetrícia?

Enquanto o ginecologista atua nas diversas esferas da saúde da mulher, o obstetra se volta ao período gestacional (Pré-Natal), ao parto e ao pós-parto.

Normalmente, a especialização do médico contempla ambas as áreas, fazendo com que, muitas vezes, seja difícil separá-las, já que durante a gestação, o obstetra será capaz de atender às necessidades da saúde íntima da mulher também.

Quer saber mais sobre Obstetrícia
Clique aqui