Psicologia na saúde da mulher

Psicologia na saúde da mulher

Posted by

A saúde da mulher é uma área que vem sendo trabalhada por diversos profissionais. A Psicologia da Saúde é responsável pelo entendimento e auxílio do desequilíbrio físico e emocional de cada sujeito, levando sempre em consideração a história de vida de cada um. Preocupa-se com a relação dos aspectos emocionais com os físicos, o que se torna muito evidente no campo da ginecologia e da obstetrícia.

Os centros de atendimento à mulher devem estar sempre atentos as outras necessidades, além das relacionadas ao campo orgânico e reprodutivo. É de extrema importância considerar a mulher de forma integrada, atendendo tanto aspectos físicos, afetivos e sociais. Sem dúvida, os problemas físicos relatados pelas mulheres necessitam de uma atenção especial, pois estes sintomas orgânicos podem estar influenciando outros âmbitos na vida da mulher.

Em situações específicas como a infertilidade, as questões emocionais podem estar envolvidas. Considera-se que corpo e mente são entrelaçados, sendo influenciados mutuamente o que também pode estar relacionado à dificuldade de engravidar. Essa ligação é agente tanto na causa como na consequência do processo saúde-doença, sendo uma tarefa impossível dissociar os aspectos emocionais dos físicos.

A mulher passa e passou por diferentes transformações nos últimos tempos, tanto no que se refere aos aspectos profissionais, culturais e familiares. Antes não era comum tratar de saúde emocional, complicações psicológicas, depressão, psicossomática ou dificuldades emocionais influenciando as questões sexuais. Mas atualmente esses temas são frequentemente motivo de busca de psicoterapia, sendo algo que privilegia o bem-estar, qualidade de vida e autoconhecimento da mulher.

A psicologia nesse contexto, atua também no campo de saúde reprodutiva privilegiando aspectos referentes à psicologia feminina. No Centro de Medicina trabalha-se com prevenção, psicoterapia, e tratamento clínico, sob a orientação da teoria psicanalítica. Presta-se assistência psicológica às pacientes com dificuldades emocionais, doenças ginecológicas, com dificuldades sobre sexualidade, fertilidade, no planejamento familiar, gestantes durante o período pré-natal, parto e puerpério e mulheres com câncer de mama ou ginecológico.

Luciana Balestrin Redivo
Psicóloga, psicoterapeuta, CRP 07/13816
Centro de Medicina Reprodutiva Dr. Carlos Isaia Filho

Leave a Reply